UFG forma a primeira turma especial de Direito Agrário

Após muita polêmica os primeiros filhos(as) da Reforma Agrária formaram-se em direito na UFG

05/08/2012

Em ato histórico, beneficiários da reforma agrária colam grau em Direito.

Edward Madureira,Rerito da UFG considerou  a formatura como  um marco histórico na educação brasileira.

A  colação de grau antecipada de 21 acadêmicos da turma de graduação em Direito para Beneficiários da Reforma Agrária e Agricultores Familiares Tradicionais da UFG. O ato ocorreu na sala de reuniões da reitoria da universidade, em Goiânia, na terça-feira, 31 de julho.

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, outorgou o grau de bacharel em Direito a 21 dos 56 estudantes que compõem a turma. “O Brasil hoje ficou um pouco maior”, disse o reitor na solenidade. Edward afirmou ainda que esse feito prova que é possível fazer uma universidade com qualidade e excelência incluindo quem tradicionalmente não tem oportunidade.

Na opinião do coordenador da turma, José do Carmo Siqueira, a solenidade marca um dia que fica na história dos filhos e filhas da luta – a luta pelo Direito, pelo direito à educação, pelo direito à educação em Direito. “Considero esta uma verdadeira conquista, uma grande vitória dos movimentos sociais do campos que, juntamente com a UFG, o Governo Federal, especialmente o INCRA/PRONERA e o MEC/SESU e SECADI, expressa no ato de Colação de Grau”. A turma tem o nome de Evandro Lins e Silva, ministro do Supremo Tribunal Federal que completaria um século de vida este ano. A homenagem ao ministro foi feita por sua luta em defesa da democracia, da autodeterminação dos povos e por sua atuação a serviço da justiça.

Oradora da turma, a agora bacharel Maria Inez Pereira Pinheiro, do MST do Maranhão, disse que com o curso os acadêmicos aprofundaram a consciência de que muitos dos problemas brasileiros têm origem na luta pela terra e de que a reforma agrária é imprescindível. “Nesses cinco anos de dedicação, aprendemos a ter compromisso com a terra, os negros, os indígenas, as mulheres, com a classe trabalhadora, compromisso com a vida”, expressou, sob aplausos.

O superintendente do INCRA em Goiás, Jorge Tadeu, ressaltou que a luta não se encerra com a formatura desta primeira turma. “Vamos continuar lutando para romper as barreiras do Estado conservador brasileiro”, disse. Participaram ainda da colação de grau familiares e amigos dos agora bacharéis, o vice-reitor Eriberto Francisco Bevilaqua Marin, a diretora do Campus Cidade de Goiás, Meire de Carvalho, o diretor da Faculdade de Direito da UFG, Nivaldo Santos, e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Goiás (Fetaeg), Elias D’angelo. O mandato da deputada federal Marina Sant’Anna foi  representado pelo assessor parlamentar Cláudio Marques.

Colação de Grau Oficial de toda a turma será dia 11

A solenidade de Colação de Grau oficial de toda a turma – 56 alunos – será na cidade de Goiás, no dia 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Direito no Brasil. É esperada a presença do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, escolhido como paraninfo da turma. O patrono é Dom Tomás Balduíno.

Antes da Colação de Grau, marcada para as 20 horas, haverá no mesmo dia um ato político pela conclusão do curso, às 16 horas. Segundo o professor José do Carmo, dos 56 estudantes, 12 já foram aprovados no Exame da OAB, provas de âmbito nacional.

Relação dos estudantes que colaram grau no dia 31 de julho e já são Bacharéis e Bacharelas:

1. Ana Flávia de Araújo Oliveira

2. Diego Vedovatto

3. Edgar Menezes Mota

4. Francisca Deusália Afonso

5. Francisco de Paulo Araújo

6. Ivo Lourenço  da Silva Oliveira

7 Joana Lúcia Ferreira do Nascimento Braga

8. João Denes Ferraz

9. José Ferreira Mendes Júnior

10. Leidiane Evangelista de Sousa

11. Letícia Gondim Rodrigues

12. Ludmilla Cândido Coelho

13. Marco Antônio da Silva Almeida

14. Maria Alessandra Augusto de Souza

15. Maria Inez Pereira Pinheiro

16. Marília Lobo Viana

17. Marlene Rodrigues de Oliveira Peres

18. Rafael Modesto dos Santos

19. Rosângela Rodrigues da Silva

20. Sebastião Erculino Custódio

21. Verônica Costa de Albuquerque

*Texto e fotos: Cláudio Marques / Edição: Regina Magnabosco

Comments are closed.

Terra Livre - movimento popular do campo e da cidade
www.terralivre.org | secretaria@terralivre.org

(c) Copyleft: É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados.