Denuncia: Ameaças e intimidação contra as famílias que ocupam a fazenda Lajeado Furnas em Quirinópolis-Go.

O Fazendeiro Antônio Jacinto da Silva, proprietário da fazenda Lajedo Furnas, ordenou que seus capangas disparassem vários tiros em direção ao acampamento ocupado por um grupo de 150 famílias desde sexta-feira, dia 27/03.

Antônio Jacinto tem muita influência na política local e, com isso, quer resolver as coisas de seu jeito, pressionando a Polícia Militar e a Polícia Civil para que tomem providências e retirem os sem-terras sem liminar.

A fazenda Lajeado Furnas é um Latifúndio, de 3.000 ha, que se encontra sequestrado pela justiça em favor do Banco do Brasil e que está sendo levado a leilão. O Terra Livre reivindica que a fazenda seja destinada para a reforma agrária.

Na sexta-feira o proprietário e seus capangas adentraram o  acampamento com suas caminhonetes em alta velocidade, dando cavalo de pau e aos gritos, dizendo que iriam retirar todos de lá na bala.  As ameaças se confirmaram, pois no período da noite vários tiros foram disparados em direção ao acampamento.

Cobramos providências por parte das autoridades. O movimento não vai recuar, pois consideramos a ocupação um método legítimo de luta para cobrar dos órgãos responsáveis a execução da reforma agrária, no caso o MDA/INCRA.

Solicitamos que a Ouvidoria Agrária Regional e Nacional faça gestão junto aos órgãos de segurança pública do estado de Goiás, para que garantam o direito legítimo das famílias que ocupam a fazenda e possam aguardar em segurança o desfecho do processo.

Caso o judiciário conceda liminar ao proprietário vamos negociar a a forma de desocupação. Todavia, esperamos que o  INCRA estabeleça negociação com o Banco do Brasil para que a fazenda seja destinada para reforma agrária. Não serão as ameaças que vão nos intimidar de seguir com  ocupação.

Pedimos que as entidades e militantes, apoiadores da reforma agrária enviem moções cobrando providências para o  Incra/MDA, a Ouvidoria Agrária Regional e Nacional e a Secretaria de Segurança Pública de Goiás.

Direção  Estadual do Terra Livre Goiás

Jagunço

Familias ameaçada

Comments are closed.

Terra Livre - movimento popular do campo e da cidade
www.terralivre.org | secretaria@terralivre.org

(c) Copyleft: É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados.