Terra Livre Alagoas faz jornada de lutas e ocupações em junho!

No início de junho, duas ocupações foram realizadas em Alagoas pelo Movimento Popular Terra Livre, no campo e na cidade.

Em Penedo, região do Baixo São Francisco, 100 famílias ocuparam a Fazenda Ponta da Ilha, área da União que foi desapropriada há 30 anos para um projeto de plantio de arroz para famílias de baixa renda, os fazendeiros foram indenizados, mas o projeto não ocorreu. O movimento reivindica a destinação da área para as famílias desenvolverem agricultura familiar e já vem tendo reuniões com o Incra e outras autoridades locais.

Em União dos Palmares, na Zona da Mata, 60o famílias ocuparam um remanescente de uma antiga fazenda improdutiva para reivindicar moradia. A ocupação é coordenada por quatro movimentos Terra Livre, Via do Trabalho, MLST e MLT. Os movimentos estão em negociação e diálogo com O Incraa, a prefeitura de União dos Palmares e o Instituto de Terras de Alagoas.

No dia 3o de junho, o movimento participou da Greve Geral com bloqueio de uma avenida  em Maceió, com outros movimentos populares, como MST, MLT e MLST.

FORA TEMER!

Link de notícia:

https://al1.com.br/colunistas/ivan-nunes/8758/sem-teto-de-5-movimentos-sociais-ocupam-terras-da-fazenda-sao-jose-em-uniao-dos-palmares

Comments are closed.

Terra Livre - movimento popular do campo e da cidade
www.terralivre.org | secretaria@terralivre.org

(c) Copyleft: É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados.