Contra a violência do Estado e da polícia, luta e organização!

Na madrugada do dia dos pais, famílias ocuparam o prédio antigo banco Paraiban, na avenida Epitácio Pessoa. Um prédio abandonado há 6 anos, que já foi sede de vários órgãos do Estado, hoje está em leilão e provavelmente será dado de graça a quem mais favores estiver fazendo ao governo. Atualmente sem cumprir sua função social, o prédio seria a moradia de mães, gestantes, crianças e idosos, seria a solução para sair de áreas de risco, do aluguel. Porém, o governo do Estado, dono do prédio, não deu chance às famílias: no domingo enviou 10 viaturas da pm e o BOPE, oficiais fortemente armados, como forma de diálogo.
Balas de borracha foram atiradas contra o prédio, o que provocou o pânico de todos, que não tinham pele de aço para resistir a tamanho arsenal de armas de fogo. As famílias, que resistiram por horas na ocupação, tiveram mais um dia de comprovação, de que a polícia serve aos desejos dos governantes, e não para proteção do povo. Tiveram a certeza que o governo não daria trégua a ocupação, mandando as famílias voltarem de onde elas vieram e agendando uma reunião, mesmo sabendo que parte daquelas famílias já estavam sob ordem de despejo em outro local.
Mesmo sabendo que muitas famílias voltariam para lugares piores que aquele prédio, que poderia sim abrigar as famílias por meses ou até anos. Ao longo do tempo, poderia haver a readequação dos espaços e o prédio se tornaria mais habitável do que muitos dos residenciais entregues pela prefeitura e Estado. Estes, por sinal, estão colocando em risco milhares de famílias que agora sofrem com casas construídas em áreas de risco e casas condenadas por problemas estruturais.
Nós, do movimento Terra Livre, nos perguntamos: havia a necessidade de tamanho arsenal e de todo o aparato policial, para famílias que buscavam apenas um teto? Havia a necessidade de expulsar a mídia do local da ação, para que não fosse registrado os abusos de autoridade? Havia a necessidade de revistar alguns jovens que estavam na ocupação? Esse é o feliz dia dos pais que o governo deseja ao povo.
Se é com medo que o governo tenta combater a luta do povo, por seu direito a moradia, é com ocupação e protestos que o povo combaterá toda a violência imposta sobre suas vidas.

Nenhuma casa sem gente! Nenhuma gente sem casa!
Pelo fim da polícia militar!
Todo poder ao povo!
Lutar, criar, poder popular!

Comments are closed.

Terra Livre - movimento popular do campo e da cidade
www.terralivre.org | secretaria@terralivre.org

(c) Copyleft: É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados.