24 de novembro de 2020
Home / Ações / [PB] Mulheres Guerreiras conquistam moradia!

[PB] Mulheres Guerreiras conquistam moradia!

Vinte e três famílias organizadas no Terra Livre vão receber nos próximos dias apartamentos do Minha Casa Minha Vida no bairro Colinas do Sul, João Pessoa-PB.

É a conquista de parte das famílias que passaram por uma verdadeira via crucis desde 2017, quando mais de 250 famílias ocuparam uma obra abandonada de prédios residenciais populares no Bairro das Indústrias. Nascia então a ocupação Mulheres Guerreiras do Vista Verde que lutou muito, com muita mobilização e ocupações na prefeitura e Caixa pelo seu direito à moradia.

Mesmo negociando com a PM e a Caixa, em julho de 2018, a PM de Ricardo Coutinho (então governador) apoiou a PF em um despejo violento, a mando da Caixa e da Prefeitura de João Pessoa (o prefeito Luciano Cartaxo ainda apoia Bolsonaro!). Foram dois helicópteros, dezenas de bombas e centenas de homens armados que marcaram na pele e na mente daquelas famílias a violência do Estado contra os pobres. O amanhecer de forte chuva ainda deu maior dramaticidade para aquela grande injustiça que repercutiu em toda a sociedade paraibana.

Mas isso não fez as famílias desistirem! Sessenta famílias ocuparam então o ginásio da Praça da Juventude e lá residiram durante três meses, vivendo nas piores condições e recebendo da Prefeitura muito desprezo e desumanidade. Continuaram pressionando e conquistaram finalmente 58 auxílios-moradia em setembro.

Apesar das famílias morando separadas, nesta nova fase, as Mulheres Guerreiras continuaram se reunindo em assembleias e fazendo luta para conquistar de fato a moradia. Primeiro, conquistaram a renovação do auxílio-moradia e finalmente, em negociação com a Companhia de Habitação do Estado (Cehap), as famílias vão receber apartamentos. As 23 famílias que estão recebendo agora são as mais vulneráveis, como mães solteiras, famílias com muitas crianças, LGBTs e idosos. Entretanto, continuamos na luta e estamos em negociação para que as outras 35 famílias recebam a sua casa, seja pela Cehap ou pela Prefeitura.

A luta e a persistência valeram à pena!!
Mulheres Guerreiras, venceremos!!!

Terra Livre, venceremos!!!

Sobre secretaria

Veja Também

Terra Livre ocupa Fazenda Santa Maria, em Lagoa Santa – GO

Terra Livre ocupa Fazenda Santa Maria, em Lagoa Santa – GO, para reivindicar desapropriação para ...