24 de maio de 2019
Home / Notícias / Campo / Violência no campo: Despejo brutal na Guatemala

Violência no campo: Despejo brutal na Guatemala

Violência no Campo: Polícia Civil e Exercito Nacional da Guatemala faz ação brutal e criminosa de despejo contra os campesinos na região de Alta Verapaz.


No ultimo dia 16 de março, a coordenação    de ONG´s e Cooperativas – CONGCOOP, veio  a público denunciar e repudiar veementemente a  ação brutal da policia civil e do exercito nacional  da Guatemala contra os campesinos e campesinas  posseiros de terra do Vale do Polochic em Alta  Verapaz.

Mesmo com a possibilidade de diálogo por outros  canais, como por exemplo, via a secretaria de assuntos agrários entre outros órgãos governamentais, preferiu-se a ação policial. Mesmo com a empresa Chabil Utzaj que diz ser proprietária das terras não tendo provas concretas que de fato são suas.

Ancestralmente essas terras pertencem aos camponeses que ali vivem e que foram usurpadas por pessoas que não são da comunidade. E o mais grave de tudo é que essa ação brutal que atingiu homens, mulheres e crianças são de total responsabilidade do governo da Guatemala que mobilizou a policia e o exercito para que realizasse essa ação, governo esse que não tem dado respostas as demandas dos campesinos e ainda por cima viola os direito dos mesmos.

É necessária urgente uma ação internacional de repudio e denuncia dessas ações criminosas do governo gualtemateco contra os direitos humanos.

Dizemos não a violência no campo e damos toda solidariedade aos camponeses que foram brutalmente atacados, a terra pertence a quem nela trabalha, e a vontade de uma empresa privada não pode se sobre por ao direito coletivo e social da comunidade que ali vive, só por que essa empresa tem poder econômico.

Pedro F. Nunes

Militante Movimento Terra Livre

Fonte: (CONGCOOP)


Sobre regionalgoias

Veja Também

Desapropriação da Usina Laginha para a Reforma Agrária avança em Alagoas!

No dia 8 de fevereiro, no Tribunal de Justiça de Alagoas, houve reunião do Instituto ...